Como você tem se comunicado?

Sabemos que nossa imagem diz muito sobre nós, não é mesmo? E não estou falando somente da roupa que você veste, estou falando também da forma como se comunica através de gestos, palavras e expressões faciais, sim, tudo isso também diz muito sobre você.

A comunicação é muito importante para as nossas relações, e além de estar ligada com a nossa personalidade, tem a ver também com o nosso estado de espírito.

A maneira como você fala, o tom de voz que você utiliza pode reforçar ou sabotar totalmente a sua imagem. Toda conversa sempre deve ser leve, alegre e inclusiva e claro, o outro tem que entender o que você fala. Tem haver também com gentileza, cordialidade, compreensão e discrição, coisas simples que estão sendo esquecidas por aí.

Já parou para pensar que temos dois ouvidos e uma boca talvez para ouvir mais e falar menos? Muitas vezes falamos tanto sem saber se estamos sendo claros e coerentes, muito importante também é saber ouvir o outro, entender a dor do outro, se colocar no lugar do outro.

Cuidado também com jargões e gírias, elas soam nada profissional, preste atenção também nos idiomas que só você domina e acaba deixando a outra pessoa desconfortável.

Falar rápido ou muito baixo demonstra insegurança e timidez, e falar muito alto pode demonstrar desejo de atrair a atenção ou egoísmo. Então, tenha sempre equilíbrio ao falar.

Hoje a arrogância está muito presente na comunicação de muita gente, e sem perceber ela afasta todos que estão ao seu redor, e faz com que você perca oportunidades, tanto profissional como pessoal.

E tome cuidado também com as repetições (“né”, “tá”, “entendeu?”, “é”), entre outras, elas irritam e distraem a pessoa que está ouvindo.

Vamos prestar atenção em como estamos nos comunicando? A comunicação correta pode abrir muitas portas!!!! Pense nisso!

Beijinhos

Cris França
Cris França
Consultora de Imagem e Estilo | Sócia da empresa Yellow Consultoria | Paulista | Apaixonada pela vida e por pessoas | cristina@yellowconsultoria.com.br

Deixe uma resposta